SOLICITE UMA PROPOSTA

2ª Via de Boletos
ou Outros Assuntos

Solicitar Proposta Comercial

Solicite sua proposta

Notícias
26/03/2021
4 motivos para participar das reuniões de condomínio

As reuniões de condomínio são momentos em que o síndico e os moradores se reúnem para tomar decisões e comunicar assuntos de interesse geral para todos, isso porque um acordo na convenção de condomínio é essencial para a boa convivência. Porém, muitas vezes a tarefa de reunir todos os moradores se torna complicada, já que os condôminos podem não cooperar para a realização.

 

Por isso, nós da Duplique citamos 4 motivos de interesse próprio e geral para os proprietários ou inquilinos participarem das reuniões de condomínio. Confira:

 

A realização de uma Assembleia Geral por ano é obrigatória

A Lei nº 4.591/19964 dispõe sobre a obrigatoriedade de uma Assembleia Geral Ordinária (AGO) pelo menos uma vez por ano. 

 

As pautas abordadas nas reuniões vão de temas essenciais como aprovação de contas, previsões orçamentárias e despesas gerais até sugestões dos condôminos para uma melhor vivência no ambiente. Tudo de acordo com a convenção de condomínio e regimento interno.

 

Além das reuniões obrigatórias, também podem ser convocadas as Assembleias Gerais Extraordinárias (AGE), que são decididas de acordo com a necessidade do conjunto habitacional.

Por que participar das reuniões condominiais?

Sua voz é ouvida

Nas reuniões, o condômino possui o direito de sugerir alterações e novidades das mais diversas. Coisas que, caso você não vá, podem não ser pensadas por nenhum outro morador. As sugestões são importantes, pois trazem o ponto de vista de diferentes pessoas com diferentes ideais. Ou seja, se há algo que lhe incomoda e você não participa da reunião, essa situação pode perdurar por muito tempo. Além disso, você pode apontar as obrigações do síndico, caso algo lhe incomode.

 

Você participa das decisões

Ao participar das reuniões, você fica por dentro do que está sendo proposto pelo síndico e pelos outros moradores. Caso concorde, possui o poder de ajudar a levar a ideia para frente ou, se não gostar, de votar contra. Além disso, pode defender o seu lado e tentar mostrar sua opinião para os outros moradores. Participar ativamente agrega valor e criatividade nas decisões.

É fato: não adianta reclamar depois. Se a assembleia atinge o quórum mínimo e você não estiver presente para decidir, pode acabar sendo prejudicado por não ter o direito de opinar.

 

 

 

Aceleramento do processo de tomada de decisões

Se por um lado a sua ausência em uma reunião pode prejudicar você mesmo por conta de tomadas de decisões que você não concorda, a ausência coletiva de moradores às reuniões pode causar o retardamento de decisões importantes.

Isso porque, caso não atinja o quórum mínimo, assuntos importantes precisam ser adiados para posterior decisão em uma nova reunião em que mais pessoas compareçam. Isso pode ser negativo estrategicamente para a administração, que precisa zelar pelo patrimônio e pela segurança dos condôminos e, por conta das ausências, pode atrasar pagamentos e outras questões. No final, o prejuízo é sempre dos condôminos.

 

Boa relação com os vizinhos

Além de decisões importantes, nos tópicos de assuntos gerais as questões de convivência também são abordadas. Nessa parte, os vizinhos, e também você mesmo, podem opinar sobre algum desconforto coletivo e, então, haver a troca de possíveis soluções para os problemas.

 

Além da reunião proporcionar o reconhecimento do interesse dos condôminos pelo bem geral, também é possível estreitar relações com os demais moradores.

 

O seu condomínio está com problemas financeiros? Conheça a Duplique Santa Catarina!

Com os serviços de garantia de receita para condomínios, a Duplique Santa Catarina assegura tranquilidade para síndicos e moradores de unidades condominiais.


Vamos conversar sobre o seu condomínio? Entre em contato com um dos nossos especialistas sem compromisso e veja o que a Duplique tem a oferecer!