SOLICITE UMA PROPOSTA

2ª Via de Boletos
ou Outros Assuntos

Solicitar Proposta Comercial

Solicite sua proposta

Notícias
18/07/2023
As normas de segurança do condomínio estão em dia?

    As normas de segurança precisam ser um dos maiores alvos de preocupação do síndico, mas muitas vezes podem ser difíceis de serem encontradas em um só lugar. Para facilitar esse processo, reunimos aqui algumas das mais importantes para que você possa ficar de olho:  

    Quando a vistoria se torna obrigatória? 

    Com exceção de residências unicamente familiares, com saídas independentes e até dois andares, toda empresa, indústria ou prédios residenciais precisam passar pela vistoria de tempos em tempos.

    Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros 

    A AVCB está relacionada  ao controle de incêndio e pânico, organizando as vistorias periódicas do Corpo de Bombeiros. 

    Passo 1: Montar um projeto de segurança contra incêndios

    É necessário contratar um profissional registrado no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ou Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) para a elaboração.

    Neste projeto, é necessário constar desde as luzes de emergência, até extintores, sprinklers e mangueiras contra incêndio. 

    Passo 2: Emissão do AVBC

    Projeto montado, é necessário buscar os canais de emissão da sua cidade, muitas já executam o processo online e, caso sejam encontradas irregularidades, o Corpo de Bombeiros é encarregado de apontar as irregularidades e exigir as alterações. 

    NRs e NBRs relativas a obras 

    Com o propósito de prevenir acidentes de trabalho, essas normas técnicas normatizam regras fundamentais para um ambiente seguro e se dividem entre setores específicos. 

    Se tratando de obras, existem mais de 30 NRs. A começar pela NR 8, que lista os requisitos mínimos de segurança nos edifícios, garantindo a circulação segura e proteção contra intempéries como as chuvas intensas, por exemplo. Já quando o assunto são as reformas, é a NBR 16.280 quem trata de padronizar reformas seguras tanto para o estabelecimento quanto para os moradores e trabalhadores do condomínio. 

    Normas para elevadores

    Os elevadores também são grande alvo de atenção e possuem normatizações só para eles pela ABNT NBR. 

    Cada categoria de plataforma elevatória possui a sua regulamentação, sendo as mais comuns para o caso dos condomínios a ABNT NBR 12892:2009, para elevadores unifamiliares ou de uso restrito à pessoas com mobilidade reduzida e ABNT NBR NM 313:2008 que diz respeito aos requisitos de segurança para construção e instalação para elevadores de passageiros. 

    Para que essas normas e a segurança do condomínio se mantenham em dia, é necessário contar com projetos que cumpram rigorosamente as medidas. Contrate bons profissionais e empresas bem conceituadas para evitar multas por descumprimento e conte com a nossa receita garantida para arcar com todas as despesas do processo, sem deixar o caixa no vermelho!